Protagonizado por um grupo de grandes amigos da faculdade, O primeiro ano do resto de nossas vidas trata dos dilemas da vida adulta, que logo se apresentam mais difíceis de resolver do que se imaginava nos anos da faculdade. Com a formatura, a vida desses jovens muda de rumo, mas ironicamente, seus problemas insistem em acompanha-los. Várias batalhas se travam e os desafios são inúmeros. Intensos conflitos familiares, dificuldades de auto aceitação, a busca por relacionamentos significativos e muitos outros se descortinam. Algumas dessas batalhas são árduas demais, e a vida parecer gostar de desferir golpes continuamente.
Pode soar intensa e dramática a vida desses amigos, mas certamente nos identificamos com alguns dos seus dilemas (senão muitos…), mesmo que de forma não tão condensada. Sua lealdade e amizade, entretanto, são fonte de alivio e inspiração. Entretanto, a mensagem que fica e a certeza de que, em qualquer época da vida, sempre teremos desafios. E, afinal, não necessariamente serão resolvidos, e teremos que aprender a lidar com eles, com uma certa dose de leveza e bom humor.
Um filme tocante, estrelado por um elenco de peso, que nos convida a repensar nossas expectativas, muitas vezes ilusórias, frente aos dilemas que temos que enfrentar. Uma produção cinematográfica sensível e profunda.
FICHA TÉCNICA
-
Título Original – St Elmo’s Fire
-
Produção – Original Netflix
-
Direção – Joel Schumacher
-
País de produção – Estados Unidos
-
Ano de produção – 1985