“Quem tem um porque, suporta quase qualquer como” – Friedrich Nietzshe.
Em busca de sentido é o relato de quão pertinente é a citação do filosofo prussiano – atual Alemanha, Friedrich Nietzshe, inclusive em situações extremas como a vida dos prisioneiros dos campos de concentração da Alemanha durante a II Guerra Mundial. Viktor Frankl foi prisioneiro de diversos desses campos, e essa afirmação o auxiliou a expandir sua teoria – até então embrionária, que preconizava que um indivíduo, quando tem uma forte razão para viver, encontra forças para enfrentar praticamente todas as adversidades da vida.
O autor sustenta que a nossa reação ante as situações vividas, inclusive as mais extremas e desafiadoras, está intimamente relacionada com o sentido que damos a nossa vida. Dessa forma, adquire-se habilidade para extrair sucesso mesmo em situações trágicas. A busca de sentido oferece caminhos para a superação dos desafios.
O autor apresenta os benefícios evidentes de uma vida com proposito, pois, este último nos capacita a superar dificuldades inimagináveis. Frankl salienta que esse sentido não é estático, podendo sofrer alterações no decurso da vida, de forma que o objetivo atual pode não ser o mesmo daqui a algum tempo, e que essas alterações são naturais e necessárias para a nossa evolução. Em busca de sentido é uma obra inspiradora, baseada na vivencia do autor e que nos estimula a refletir sobre as nossas escolhas diárias e questionar o sentido das nossas ações. A experiencia de Frankl e dos prisioneiros por ele assistidos como médico e companheiros de prisão o auxiliaram a aprimorar sua teoria sobre o sentido da vida como mecanismo de enfrentamento de dificuldades. A obra é uma reflexão a respeito das nuances da mente humana quando afetada por situações-limite de sofrimento e desesperança, mas que quando se encontra ancorada num sentido claro e definido, encontra subsídios para superar as piores adversidades, num relato emocionante e extremamente engrandecedor.
Sobre o autor – Viktor E. Frankl foi um médico neuropsiquiatra austríaco, professor e fundador da terceira escola vienense de psicoterapia – Logoterapia. Autor de diversas obras, é largamente estudado por cientistas e acadêmicos de psicologia e outras áreas nos Estados Unidos e Canadá, sendo reconhecido mundialmente pelas contribuições da Logoterapia para o desenvolvimento humano e o enfrentamento de situações de sofrimento.
FICHA TÉCNICA
-
Nome original – Trotzdem Ja zum Leben sagen – Ein Psychologe erlebt das Konzentrationslager
-
Autor – Viktor E. Frankl
-
Tradução – Carlos C. Aveline
-
Número de páginas – 140
-
Ano de lançamento – 1946
-
ISBN-13 – 9788432606266
-
ISBN – 9788432606266
-
Editora Sinodal