O filme narra a trajetória de um grupo de mulheres de diferentes gerações que se reúnem para confeccionar colchas de retalhos, tendo sempre um tema para nortear seu trabalho de construção coletiva.
A produção é de 1995, mas a temática é atemporal.
O filme narra a trajetória de Finn, uma jovem de 25 anos que está tentando concluir sua tese de mestrado e que entra e conflito ao receber do namorado, com quem vive, uma proposta de casamento.
Ao se perceber desorientada, a jovem resolve passar o verão na casa da avó para terminar a sua tese e reorganizar as emoções e pensamentos.
Nesse período, tem a oportunidade de conviver com um grupo de mulheres que se reúne numa espécie de clube para confeccionar colchas de retalhos temáticas e artesanais.
A atividade, entretanto, vai além do trabalho coletivo, de forma que proporciona uma releitura de diferentes narrativas da vida dessas mulheres, suas histórias, escolhas e paixões, despertando sentimentos intensos em todas as envolvidas, inclusive em Finn, enquanto uma colcha temática sobre o amor é confeccionada, para ser ofertada a ela.
Descobertas inusitadas acontecem e, com isso, um reposicionamento diante da vida e das escolhas é requerido.
O filme é uma obra de arte. Fala sobre a vida, suas sutilezas, encantos e desencantos que perpassaram as vidas dessas mulheres, convidando-nos a refletir a respeito da nossa própria vida e escolhas.
Ficha Tecnica
- Titulo Original – How to Make an American Quilt – 1995, dirigido por Jocelyn Moorhouse, Estados Unidos